cultura chinesa - astrologia

A lenda dos 12 animais no Zodíaco Chinês

 

Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais.


Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; O Coelho; o Dragão; a Serpente ou Cobra; o Cavalo; a Cabra, Bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.


Ao final da festa, os animais fizeram um juramento solene perante aos budas, de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.

 

A lenda da briga de Gato e Rato

Na véspera da festa, a Gato e o Rato combinaram que o primeiro a acordar na manhã seguinte deveria acordar o outro, para irem juntos à reunião. Entretanto, o Rato acordou atrasado e correu para a festa sozinho, se esquecendo de chamar o Gato, quebrando a promessa.


O Gato, que chegou atrasado, não teve chance de ser enquadrado no horóscopo chinês e, em substituição Buda escolheu o Coelho. Indignado, traído pelo seu amigo Rato, até hoje não pode nem ver a sua sombra que ele o ataca.


Para recuperar a confiança perdida e o orgulho, o Gato começou a se dedicar de corpo e alma aos seres humanos, trazendo muitos fregueses para que os negócios prosperassem, e acima de tudo, se tiver alguém com olho gordo, o gato o elimina com aquele olhar profundo e suave.

 

Esse felino, depois de longos anos de convívio com o ser humano, é excelente companheiro, sobretudo por ser silencioso e saber respeitar os direitos do dono, desde que este saiba respeitar os seus.

 

Diferença entre o Zodíaco Chinês e o Zodíaco Ocidental

Identificando o Horóscopo Chinês com o termo “zodíaco”, trazemos diversas similaridades ao Zodíaco Ocidental: ambos têm ciclos de tempo divididos em 12 partes, cada um nomeia pelo menos a maioria dessas partes com nomes de animais, e cada um é amplamente associado com uma cultura de atribuir influência aos relacionamentos de uma pessoa, sobre sua personalidade e/ou eventos da sua vida.


No Zodíaco Ocidental, o ciclo é dividido em 12 MESES. Já no Horóscopo Chinês, é dividido em 12 ANOS. No entanto, existem grandes diferenças: o ciclo de 12 partes do Zodíaco Chinês corresponde aos anos ao invés vez de meses. O Zodíaco Chinês é representado por 12 animais, ao passo que alguns dos signos do Zodíaco Ocidental não são animais, apesar da implicação da etimologia grega do “Zodíaco” (círculo de animais). Os animais do Zodíaco Chinês não são associados com as constelações, como são os signos do Horóscopo Ocidental.

 

Calendário lunar e o Ano Novo Chinês

Diferente do calendário ocidental, regido pelos ciclos do Sol, o calendário chinês se pauta pelo movimento lunar, o que faz com que seu Ano Novo aconteça sempre entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro, e não em 1º de janeiro.


A cada Ano Novo Chinês é também celebrado o início de um novo zodíaco, representado por um dos 12 animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
Conheça a lenda dos 12 animais do Horóscopo Chinês.

 

Os 4 pilares do Horóscopo Chinês

Cada um dos pilares representa as informações e características da vida da pessoa, sobre algum ponto de vista. A interpretação é feita a partir das caracteríscas do animal que reina em cada um desses momentos:


Ano de nascimento: O ANO é o pilar que representa as informações sobre a vida em família e em sociedade, ou o relacionamento com os avós.


Mês de nascimento: O MÊS é o pilar que representa informações sobre os pais ou a infâncias. Muitos astrólogos Chineses consideram o MÊS como o pilar mais importante, que determina as circunstâncias da vida adulta. Cada signo é ligado a um mês do calendário Solar.

 

04/Fev – 05/Mar: Tigre

06/Mar – 04/Abr: Coelho

05/Abr – 04/Mai: Dragão

05/Mai – 05/Jun: Serpente

06/Jun – 06/Jul: Cavalo

07/Jul – 06/Ago: Cabra

07/Ago – 07/Set: Macaco

08/Set – 07/Out: Galo

08/Out – 06/Nov: Cão

07/Nov – 06/Dez: Porco

07/Dez – 05/Jan: Rato

06/Jan – 03/Fev: Boi

 

Dia de nascimento: O DIA é o pilar que traz informações sobre a própria pessoa, sua vida adulta e vida em casal.
Hora de nascimento: A HORA de nascimento é representada pelo o que se chama como “Animal Secreto” e traz as informações do verdadeiro Eu de cada pessoa, sobre suas contribuições para o mundo. Cada signo corresponde a uma hora extendida, que é um período de 2 horas (24 horas do dia, divididas entre os 12 animais). Essa hora de nascimento é baseada no fuso horário de Pequim.

 

23:00 – 00:59: Rato

01:00 – 02:59: Boi

03:00 – 04:59: Tigre

05:00 – 06:59: Coelho

07:00 – 08:59: Dragão

09:00 – 10:59: Serpente

11:00 – 12:59: Cavalo

13:00 – 14:59: Cabra

15:00 – 16:59: Macaco

17:00 – 18:59: Galo

19:00 – 20:59: Cão

21:00 – 22:59: Porco

 

Os 5 elementos e o ciclo de 60 anos

 

À cada um dos 12 animais atribuem-se os cinco elementos fundamentais, que na filosofia oriental são a composição do universo: Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra.

 

Esta combinação (12 animais x 5 elementos) cria um ciclo de 60 anos, começando com o Rato de Madeira e terminando com o Porco da Água. O ciclo atual começou no ano 1984.

 

Tabela do horóscopo Chinês

 

Você pode identificar o signo e elemento no Zodíaco Chinês através da data de nascimento.