wing chun - mestre lo siu chung

Mestre Lo Siu Chung

Mestre Lo, em seu consultório - Si Yuen Tong.

Mestre Lo Siu Chung nasceu em Hong Kong, China, no ano de 1943. Imigrou-se para o Brasil em 1969, sendo considerado o pioneiro do kung fu estilo wing chun kuen neste país. Inicialmente estabeleceu-se nas cidades de Amparo e Serra Negra, onde ministrou aulas do estilo wing chun kuen em clubes locais. Posteriormente mudou-se para São Paulo, onde montou sua academia por volta de 1976 na rua Augusta. Entre os anos de 1980 e 1984 lecionou apenas de forma particular. Em 1987 mestre Lo Siu Chung voltou a ensinar em academia. 

 

Seu início no Wing Chun Kung Fu

Interessado em técnicas de kung Fu, Lo Siu Chung conheceu na faculdade em Hong Kong, o sr. Wong Wai Chung (Greco Wong), tornando-se seu discípulo direto.Greco Wong era conhecedor de Wing Chun Kung Fu.

 

Em Hong Kong mestre Lo teve sua técnica avaliada pelo já falecido mestre Lok Yu. Fora apresentado também, a outros mestres de Wing Chun como Leung Sheung; interessou-se também pelo aprendizado de técnicas de outros estilos internos como Tai Chi Chuan, Pa Kua e treino com armas tradicionais do kung fu como: Faca Borboleta, Facão Tradicional, Lança, Espada e Bastão Longo. 

 

Lecionando Wing Chun no Brasil

Foi em 1972 que mestre Lo introduziu o estilo de wing chun kuen na cidade de Serra Negra, no estado de São Paulo, em um clube local. 

 

Posteriormente se estabeleceu na cidade de São Paulo, onde montaria academia na rua Augusta em 1976. Nesta época recebeu como alunos Jose Clovis Lemes, Jose Adami, Francisco Dias e outros. O ensino de Jose Clovis Lemes e Jose Adami foi feito inicialmente de forma particular. Clovis Lemes apresentou Mestre Lo ao Corpo Consular Britânico, onde o Mestre passou a trabalhar com ele e Jose Adami por muitos anos. Francisco Dias se tornou o praticante mais assíduo dessa fase em diante. 

 

Em 1987 Mestre Thomas Lo volta a ensinar publicamente na Associação Paulista de Tai Chi Chuan, no bairro de Pinheiros, São Paulo. Nesse ano, torna-se seu aluno Erasmo Deterra, natural da Bahia, recém-chegado do Rio de Janeiro (Sociedade Budista do Brasil). Em 1996, a convite do sifu Lo Siu Chung, Deterra passa a integrar a Família Lo de Wing Chun Kung Fu. Erasmo Deterra mantém em sua cidade (Xiquexique-BA) a Escola Tradicional de Arte Marcial Chinesa. 

 

Em 1996 Thomas Pinheiro (praticante de wing chun desde 1982 e ensinando desde 1989) torna-se seu discípulo, mantendo treinamento tradicional, com aprendizado direto com mestre Lo até os dias de hoje. Durante os anos de 1996 a 2003 o consultório do mestre Lo com aulas especiais mantiveram-se na atual Academia Pinheiros com ensino de wing chun a cargo de Thomas Pinheiro, supervisionado pelo mestre Lo. Desde 2005, juntamente com seus discípulos Francisco Dias e Thomas Pinheiro participa da banca examinadora dos alunos da Wing Chun Kuen Pinheiros

 

Medicina Chinesa

Mestre Lo Siu Chung se aposentou do Consulado e atualmente (2008) mantem juntamente com sua discípula Márcia Hidemi um centro de terapia chinesa no qual exerce a prática de acupuntura, moxabustão, tui na e utilização de ervas medicinais chinesas, como acupunturista graduado na China, em seu espaço denominado "Si Yuen Ton", em Pinheiros, São Paulo. 

 

Além de outros, mestre Lo integra a diretoria da AZYMEC (Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa do Brasil), filiada à World Federation of Chinese Medicine Societies tendo participado, a convite do governo chinês, de simpósios em território chinês. 

 

Outros Trabalhos

Mestre Lo também ocupou o cargo de representante da Cheung Kwok Tai Wushu Association (associação de kung fu que reside em Hong Kong, da qual preside o mestre de kung fu dragão, Cheung Kwok Tai) entre os anos de 1996 e 1998 no Brasil.

Reconhecimento

 

Mestre Lo Siu Chung é reconhecido, por outros mestres e alunos, como sendo um dos poucos mestres respeitáveis que ensina Wing Chun Kuen tradicional, sem praticamente variações, no Brasil e no Mundo.