wing chun - o patriarca ip man

Yip Man, o patriarca do Wing Chun

O patriarca Ip Man

Depois aprender o estilo com sua esposa, Leung Bok Chau passou seus conhecimentos para Leung Lan Kwai, um médico herbalista, que por sua vez ensinou a um ator de ópera chinesa de nome Wong Wah Bo.

 

Wong Wah Bo foi trabalhar num dos barcos que viajavam pela China promovendo espetáculos e lá passou transmitiu a arte para o bastoneiro do barco, Leung Yee Tei, que também havia sido aluno do abade Cheen Sin (especialista em bastões).

 

Juntos eles desenvolveram novas técnicas de Wing Chun, inclusive com bastões. Leung Yee Tei por sua vez ensinou para Leung Jan, um médico da cidade de Fat Shan, que desenvolveu uma técnica tão apurada que recebeu o apelido de o Rei do Kung Fu Wing Chun.

 

Leung Jan passou o sistema de forma modificada para Chan Wah Shun(trocador de dinheiro), devido a esse ser muito forte e Leung Jan não confiar muito nele e achar que após sua morte, poderia haver problemas quanto a sucessão como líder da escola. Leung Jan também ensinou seus dois filhos: Leung Tsun e Leung Bik

 

Yip Man, considerado o último grande mestre de Wing Chun, aprendeu primeiramente com Chan Wah Shun e posteriormente aprendeu a versão original com o filho mais novo do rei do Wing Chun, Leung Bik.

 

Com Yip Man, o Wing Chun tomou-se mundialmente popular e respeitado. Yip Man é tido como o Patriarca do Wing Chun.

 

Dentre os vários alunos de Yip Man, tinha um que se chamava Moy Yat. Mestre Moy Yat, por sua vez, teve como seu primeiro aluno particular o jovem Wong Wai Chung.